Fazer posts no Instagram para empresa? Confira dicas para melhorar seu processo criativo
Fazer posts no Instagram para empresa pode ser um grande desafio, principalmente, quando é preciso ter ideias para produzir textos, legendas e artes todos os dias.
Hoje, já não é segredo para ninguém: para ter sucesso no Instagram, a frequência de postagem é fundamental!
Publicar diariamente mantém sua conta relevante e faz com que seus produtos/serviços/conteúdos cheguem a um maior número de pessoas.
Por isso, neste guia, iremos te auxiliar com orientações, sugestões e exemplos, a fim de turbinar seu processo criativo.
Não poste só o que dá vontade
Quando o assunto é fazer post no Instagram para empresa, alguns elementos são necessários: planejamento, disciplina, eficiência com os recursos e resultados.
Assim, não se trata de postar só o que dá vontade, é indispensável saber se seu público consumirá aquele conteúdo e reagirá bem a ele.
Se atente para o fato de que toda empresa é única e seu público também. O melhor jeito de entender o que combina ou não com seu nicho é conhecer a comunidade. Siga perfis de outras marcas e de pessoas influentes no seu setor. Acompanhe grupos, discussões e novidades da área.
O visual vale muito
Imagens e vídeos sempre chamam atenção. Mas a qualidade e a adequação do marketing visual nos seus posts podem ser o segredo do sucesso ou fracasso das suas criações. Afinal, os detalhes são o diferencial ao fazer post no Instagram para empresa.
Mesmo que o texto de descrição ou a legenda sejam impecáveis, se a aparência não for boa e adequada, sua postagem dificilmente trará algum engajamento.
Por mais que seja importante manter uma certa frequência de publicações, a escolha certa dos templates, das cores, do formato, dos tamanhos e da disposição dos itens na imagem deve ser colocada como prioridade.
Feed convidativo
Na hora de tirar fotos para o Instagram, veja se a resolução da imagem está “ok” e cuide para deixá-la no tamanho certo, caso contrário, seu feed poderá ficar bagunçado. Na edição, tome cuidado com a adição de muitos efeitos.
O mesmo vale para publicação de vídeos, onde também é primordial verificar a qualidade do áudio e analisar se é possível entendê-lo.
Dica bônus: legende seus vídeos para que pessoas com deficiência auditiva também possam acompanhar tudo que está sendo divulgado.
Enfim, invista em profissionalismo e estratégias visuais para fazer posts no Instagram para sua empresa e gerar conteúdos impressionantes e compartilháveis.
Defina os objetivos da postagem
Cada publicação deve ter um objetivo claro a ser alcançado, assim, seu negócio ficará mais próximo do resultado que almeja ter.
Geralmente, as marcas trabalham com quatro objetivos distintos: educar, entreter, inspirar e vender. Comece explorando essas opções e tenha uma boa orientação na hora de criar suas postagens.
Conte a história da empresa
Nos posts, conte como e por que surgiu seu negócio. Fale das dificuldades do início e sobre os sonhos para o futuro.
Histórias reais criam uma identificação maior com o público e, a longo prazo, você conseguirá despertar emoções que farão com que os usuários vejam sua empresa com um carinho especial.
Mostre os bastidores
O público gosta posts exclusivos, especialmente aqueles que mostram os bastidores de uma empresa, de uma campanha especial ou mesmo de um evento badalado.
Publicações dessa natureza colaboram para a criação de uma marca transparente, honesta e descontraída, além de ajudar a construir uma relação de confiança com os seguidores.
A parte mais legal desse tipo de conteúdo é que ele não precisa ser totalmente perfeito e estilizado, como aqueles que vão para o feed. Você pode apostar no fator descontração e aproveitar o momento para criar vídeos espontâneos, que mostrem o lado humano por trás da marca.
Impulsione a publicação
Trabalhar com anúncios ao fazer posts no Instagram para empresa ajuda a potencializar o perfil e possibilita que seu negócio encontre novos clientes.
Para isso, é importante ter um objetivo claro com a publicação a ser impulsionada e também saber qual público você quer atingir com ela. Dessa forma, o dinheiro investido trará resultados superiores!
Crie sorteios, divulgue promoções exclusivas para seus seguidores e acompanhe o desempenho das suas publicações para criar outras melhores!
Não fuja das lives
As lives ainda são excelentes recursos para empresas que querem conquistar um contato maior com os usuários. Como as lives dependem da interação entre você e eles, o produto final é sempre um conteúdo autêntico e instantâneo.
Não sabe o que fazer numa live? Aqui vão algumas dicas importantes:
- Anuncie o evento com antecedência. As pessoas precisam saber que ele vai acontecer;
- Crie um roteiro e pratique-o um pouquinho antes do grande dia;
- Calcule um intervalo antes de começar para que todos os seus seguidores possam acessar a live (algo entre 30 segundos e 1 minuto);
- Escolha um espaço com boa iluminação e poucos ruídos externos.
Valorize os consumidores
Suas ideias de postagem não precisam ser todas feitas por você: usar fotos/vídeos/imagens de clientes é ótimo para mostrar que sua empresa os valoriza!
Uma boa maneira de solicitar conteúdos gerados pelos usuários é deixar uma mensagem fixada no perfil (ou nos stories).
Conteúdos gerados assim são aliados poderosos e podem fazer maravilhas pelo seu perfil, pois mostram que seu negócio se importa com quem está consumindo a marca.
Por isso, ao fazer posts no Instagram para sua empresa, publique aquilo que seus seguidores estão gerando. Isso promove o perfil de uma maneira sutil, mas altamente eficiente.
Ah, não se esqueça de pedir permissão do usuário antes de qualquer coisa!
Fazer posts no Instagram para empresa?
Outras sugestões práticas
- Responda perguntas frequentes sobre seus serviços/produtos;
- Faça tutoriais e guias;
- Comemore conquistas e momentos importantes para sua marca;
- Mostre o espaço de trabalho da empresa;
- Fale sobre os valores do negócio;
- Traga novidades do setor;
- Explore os memes;
- Não se esqueça das datas comemorativas.
Quando o foco é vender um produto…
- Promova descontos e cupons relâmpagos só para quem viu os stories;
- Publique fotos e vídeos dos seus produtos em uso;
- Grave o passo a passo para usar seus produtos de diferentes maneiras;
- Faça sorteios para quem comentar nas suas publicações;
- Use as enquetes dos stories para interagir com os usuários;
- Mostre o processo de preparo dos pedidos (embalagem e separação feitos com cuidado e carinho);
- Mostre a reposição de estoque dos produtos mais populares ou a chegada de algo novo.
Na hora de apresentar o serviço…
- Posts no Instagram para empresa que mostram “antes e depois” são um sucesso!
- Ofereça dicas relevantes para seu público-alvo;
- Poste feedbacks de clientes.
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