O que é e como fazer um podcast? | Primeiros passos para um podcast de sucesso

Como fazer um podcast? Podcasts são o assunto do momento, não há dúvida. Essa tendência que revolucionou o modo de consumir conteúdo veio para ficar e funciona como uma excelente ferramenta de marketing para empresas e negócios. Se você ainda não está por dentro do assunto, continue a leitura e saiba como fazer um podcast de sucesso!

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Não é à toa que o podcast se popularizou entre o público: o formato permite que o ouvinte consuma conteúdos e notícias de maneira rápida, eficiente e multitarefa, ou seja, ao mesmo tempo em que realiza outras atividades.

Essa comodidade oferecida pela mídia é um grande atrativo para os ouvintes, que estão conectados e buscam se manter antenados ao mesmo tempo em que tem uma rotina corrida.

Como fazer um podcast? Podcast é tendência: saiba como fazer um podcast e se destacar no mercado

Um estudo realizado com dados da Statista e IBOPE nos mostram que podcast não é brincadeira: com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo – ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda. 

Além disso, foi comprovado que, em média, os brasileiros passam cerca de uma hora diária ouvindo algum podcast.

Imagine só o seu público alvo escutando a sua empresa por, digamos, meia hora por semana? Esse espaço é muito poderoso, pois oferece informação ao cliente ao mesmo tempo em que gera maior conexão com a marca.

Produção nacional de podcasts em constante crescimento: Que tal fazer parte do movimento?

De acordo com o estudo State of the Podcast Universe, o número de produções nacionais brasileiras se destacou como a maior em todo o mundo, representando um crescimento de 102% desde 2020. 

Empresas antenadas que acompanham tendências e fazem parte das transformações digitais estão um passo à frente das concorrentes.

O podcast, além de uma mídia que reforça a sua marca no meio digital, é uma ótima maneira de gerar maior conexão com o público, que hoje busca conteúdos mais humanizados e informativos.

Assim, podcasts tem um grande poder de engajamento com a audiência, pois se conecta de maneira mais íntima. 

É uma excelente pedida para gerar sensação de confiança nos clientes atuais e em potencial. Isso faz toda a diferença!

Além disso, com um podcast é possível construir autoridade demonstrando conhecimento do segmento. Para o público, uma empresa que demonstra clareza e domínio do assunto se torna referência! 

É possível, também, citar produtos e serviços de maneira sutil e inteligente, trabalhando gatilhos mentais. 

Portanto, se você quer saber como fazer um podcast e colocar em prática essa mídia em constante crescimento, a hora é agora

Quero fazer um podcast! Por onde começar?

Vamos lá! Fazer um podcast do zero pode não ser tarefa fácil, mas é por isso mesmo que a ImageBuzz está ao seu lado.

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Antes de se perguntar como fazer um podcast na prática, é preciso ter em mente alguns dados.

Hoje, os gêneros preferidos do público brasileiros são, nesta ordem: Sociedade e Cultura, Educação, Estilo de Vida e Religião.

Quanto aos formatos, os ouvintes dão preferência a, também em ordem: Entrevista, Narrativas, Mesa Redonda, Reportagens e Resumo do Dia, sendo que ter um convidado é um diferencial valorizado. 

E vamos à prática! Para fazer um podcast é preciso definir alguns pontos:

  • Conteúdo e linha editorial

O tema do podcast é o segredo para atrair ouvintes, portanto é preciso ser prático e relevante

Isso significa escolher o assunto principal de acordo com o seu segmento de mercado e deixar isso claro ao público, fisgando a sua atenção na chamada. 

Uma instituição como uma universidade, por exemplo, poderia explorar nichos como conteúdos informativos variados, mesas de conversa entre calouros e veteranos e experts com dicas para o mercado de trabalho.

Vale lembrar: o podcast é uma mídia flexível que pode abraçar mais de um tema. Porém, é importante ter um nicho principal que, se necessário, possa se desdobrar de maneira inteligente.

  • Formato do conteúdo

Rodas de conversa, entrevistas, notícias ou storytelling (similar a documentários) são alguns dos formatos de conteúdo mais comuns no mundo dos podcasts.

É importante definir um formato principal para traçar um caminho e definir uma “personalidade” ao programa.

O “pulo do gato” que indicamos é mesclar formatos e inovar em maneiras de fazer, criando uma identidade única. 

  • Estrutura e roteiro

Fazer um podcast não é clicar no botão de gravar e apenas conversar. 

É crucial definir uma estrutura, como tópicos de assunto e uma ordem que faça sentido, além de escrever um roteiro – mesmo que básico – para que guie o episódio.

Pode parecer simples, mas um podcast bem estruturado é mais bem desenhado e a pós-produção é facilitada. Sem essa de perder tempo! 

  • Episódios, periodicidade e temporadas

A periodicidade é definida de acordo com o objetivo e os recursos. Não há certo e errado, e sim o que faz sentido no caso do seu negócio!

Porém, é importante acompanhar a resposta do público para que, se for preciso, isso possa ser ajustado. 

  • Pesquisas e referências: domine o assunto

Assim como o roteiro e a estrutura, ter pesquisas e referências em mãos na hora de gravar é importantíssimo.

Antes de saber como fazer um podcast, é preciso saber tudo – e mais um pouco – sobre o assunto que será falado. 

Esse é o segredo para engajar, atrair o público e criar uma rede fiel de ouvintes e clientes. 

  • Convidados

E por falar em domínio de assunto, não hesite em convidar experts dos assuntos de cada episódio! 

Além de ser interessante pela rotatividade e novidade, os convidados agregam muito na rede de divulgação através da influência. 

Equipamentos, estúdio, som de qualidade…E agora, como fazer um podcast?

Gravar um podcast e lançá-lo para o mundo pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não precisa ser complicado! 

Aqui na ImageBuzz somos experts no assunto e separamos algumas dicas iniciais para você.

Os equipamentos básicos para fazer um podcast são:

  • Microfone com capacidade de isolar o som do ambiente
  • Gravador de áudio – gravador digital (ideal para gravações externas, que exigem deslocamento) ou interface de áudio (ideal para gravações internas)
  • Headsets ou headphones
  • Softwares de edição e gravação (como Adobe Audition)
  • Mesa de som para adição de músicas, efeitos ou introduções. É também ideal para gravações em grupo ou com convidados.

Como fazer um podcast em Goiânia?

Além dos equipamentos básicos é importante gravar em um espaço adequado no qual o som tenha a melhor qualidade possível, evitando ruídos externos. De preferência a um estúdio profissional para fazer jus ao poder da sua marca!

Se você está em Goiânia e quer dar esse passo na sua estratégia de marketing, está no lugar certo. 

A ImageBuzz é expert em podcast em Goiânia e conta com um estúdio completo para que o seu podcast seja um sucesso desde o início!

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Confira abaixo um trechinho do podcast da Sete Tecnologia, cliente da ImageBuzz que alavancou o seu negócio com o próprio podcast em Goiânia. Veja só como é o nosso estúdio:

Clique aqui para ver um trecho : )

Além da gravação e edição, a nossa equipe multidisciplinar pode trabalhar toda a sua estratégia de marketing do zero, criando a divulgação perfeita do seu podcast. 

Podcast em Goiânia é com a ImageBuzz: estúdio completo e apoio expert

Agora que você já sabe como fazer um podcast, que tal deixar a teoria de lado e partir pra prática?

Melhor ainda se for em um estúdio exclusivo com a cara do seu conteúdo!

A ImageBuzz oferece estúdio de gravação especializado em podcast e videocast, com equipamentos de alto padrão, mesa de som e espaço para convidados. 

Você pode optar por gravação de podcast (programa em áudio), videocast (gravação em vídeo) ou até mesmo unir os dois formatos, gerando conteúdo em diversas redes sociais. 

Além de um estúdio bem iluminado, elegante e de qualidade, com a nossa equipe você desenvolve o seu podcast em Goiânia ao lado de especialistas que estarão junto nas gravações, edições e planejamentos. 

Você só se preocupa em gravar, o resto é com a gente.

Entre em contato agora mesmo e fale com a nossa equipe!