Podcast em Goiânia: como destacar a sua marca na região com a tendência do momento

Podcast em Goiânia – Se antes o conteúdo em áudio era exclusivo de rádios e jornalistas, hoje o nicho cresceu tanto que não passa batido por nenhum segmento do mercado. O podcast democratizou e popularizou o conteúdo em áudio transformando a produção de conteúdo. Agora é a hora perfeita para aproveitar a tendência e destacar a sua marca na região com um Podcast em Goiânia!

podcast em goiania

Com o título de uma das maiores capitais do coração do Brasil, Goiânia está sempre ligada nas tendências e antenada nas novidades do mercado de comunicação.

E é claro que o podcast não ficaria de fora! Para destacar a sua marca na região, investir em um Podcast em Goiânia é o pulo do gato no momento.

Descubra o porquê no decorrer do texto preparado pela equipe especialista em conteúdo da Image Buzz 🙂 Vamos lá?

Podcast em Goiânia: a hora é agora

Com a ascensão e democratização das redes sociais, as maneiras de consumir conteúdo se transformaram e se transformam constantemente.

De uma sociedade acostuma a ler jornais e assistir noticiário todos os dias a uma nova era em que as notícias estão em todos os espaços digitais possíveis, consumir conteúdo e notícias se tornou muito mais simples. Os conteúdos estão literalmente na palma da nossa mão.

Porém, muito além do caráter informativo, as redes sociais e canais digitais possibilitaram um espaço muito maior para o entretenimento e conteúdos de todos os nichos possíveis. Há espaço para tudo, afinal, há público para tudo.

O podcast, conteúdo em formato de áudio, abriu a possibilidade de que com um microfone e uma conversa descomplicada mais produtores tivessem a chance de levar o seu conteúdo ao mundo.

Para empresas, o diferencial está justamente na possibilidade de estar presente no dia a dia dos consumidores de uma forma integrada à sua rotina, gerando maior conexão e humanizando a marca.

Antes de te mostrar porque é a hora perfeita para começar o seu Podcast em Goiânia, queremos apresentar você e o podcast, afinal, é importante conhecer a ferramenta e a sua história.

Senta que lá vem história: o que é e como surgiu o Podcast

O termo Podcast apareceu pela primeira vez em 2004 em um artigo escrito pelo jornalista Ben Hammersley, no qual ele explicava o fenômeno de programas de rádio que eram publicados na internet em formato MP3 e estavam ganhando fama.

Hoje vemos que essa visão de 18 anos atrás estava mais do que certa.

Um podcast é como um programa de rádio em formato de episódios que podem até mesmo acompanhar temporadas – como um seriado!

Diferente do rádio, o podcast não é um conteúdo de áudio momentâneo, afinal, estará na plataforma por quanto tempo o criador desejar. O consumidor pode ouvir quantas vezes quiser!

Isso permite que o criador deixe a sua marca e tenha um espaço maior de tempo para criar um relacionamento profundo com o ouvinte – no caso de empresas, o consumidor.

Podcast em Goiânia: razões para investir no podcast corporativo da sua empresa

Um podcast corporativo nada mais é que um conteúdo produzido ou patrocinado por uma empresa, dentro da estratégia de marketing da marca.

Para criar o podcast ideal enquanto empresa é imprescindível definir um objetivo: o que você deseja alcançar com esse canal de conteúdo?

Podcasts são excelentes para tornar a empresa porta-voz de um determinado assunto, estreitar a relação entre marca e consumidor e alcançar novos leads, por exemplo.

Outras razões incríveis para investir do podcast da sua empresa, são:

Destaque no mercado e fidelização

Podem existir várias empresas do mesmo segmento, mas nenhuma é igual à outra.

Para criar essa diferenciação e gerar destaque para a sua marca ferramentas como o podcast são ótimas opções.

Uma empresa que vai além de apenas fornecer produtos e serviços e oferece conteúdos demonstra valorizar o cliente através de um interesse genuíno.

Por sua vez, cliente assa a ganhar ainda mais confiança na marca, afinal, começa a vê-la como referência na área.

Além disso, com o Podcast Corporativo não apenas atuais clientes se tornam ainda mais fãs da marca, como novos clientes podem já construir essa relação através do conteúdo, o que os levará a consumir eventualmente.

Fácil acesso e conteúdo atemporal

O podcast é tão diferente de outros tipos de conteúdo porque oferece uma funcionalidade sem igual: o ouvinte pode escutar enquanto faz outra atividade. Seja dirigindo, caminhando ou organizando a casa, o podcast pode acompanhar atividades cotidianas, o que facilita o acesso ao conteúdo.

O conteúdo é também atemporal, ou seja, não perde utilidade. Se precisar, o ouvinte pode escutar de novo ou pausar e retomar quando bem entender.

Melhoria do SEO (Search Engine Optimization)

As plataformas nas quais os podcasts são hospedados (como Spotify e Deezer) auxiliam na melhoria do posicionamento orgânico da marca através das pesquisas em buscadores através do uso de palavras-chaves em títulos e descrições do conteúdo.

Conexão e relacionamento com o ouvinte

Os ouvintes costumam escutar podcasts fazendo outras atividades, certo?

Logo, quando o ouvinte dá play em um podcast da sua empresa, automaticamente está inserindo a marca no seu dia a dia, mesmo que inconscientemente.

Apesar de parecer um movimento simples e pequeno, essa ação é poderosa pois o consumidor passa a associar a sua marca com detalhes da rotina.

Quando ele precisar de um produto ou serviço que a sua empresa oferece, recorrerá a você, afinal, a sua empresa se tornou referência através da construção de um relacionamento.

Construção (e reforço) da personalidade da marca

Quanto mais bem definida a personalidade da sua marca, mais marcante, autêntica e única ela é.

Um podcast é o espaço perfeito para definir tom, linguagem e a personalidade da marca como um todo.

Isso se torna ainda mais poderoso quando pensamos que o podcast é, literalmente, uma pessoa falando e outra escutando.

Na era de humanização que estamos vivendo, onde os consumidores estão um pouco cansados de automações e buscam um contato mais humano com a marca, isso faz TODA a diferença.

Formatos de podcast corporativo: faça o seu podcast em Goiânia e transforme a sua marca

O podcast é um canal muito interessante porque permite diversos formatos de conteúdo.

Assim, cada empresa pode encontrar o melhor formato de acordo com o seu público-alvo, objetivo e disponibilidade de recursos, além de adaptar e até mesmo mesclar formatos.

Clique aqui e saiba mais sobre como fazer um podcast na prática

Os principais formatos de podcast são:

Entrevista

A entrevista é um formato de podcast muito dinâmico e interessante para o ouvinte.

Na entrevista, o porta-voz da marca (quem apresenta o podcast) recebe um convidado especialista no assunto tratado no episódio, aprofundando a conversa.

Esse formato é excelente para o networking e para chegar a mais pessoas, afinal, quando um podcast recebe um convidado conhecido e querido pelo público mais pessoas irão escutar e automaticamente conhecer a sua marca.

Da mesma maneira, o convidado irá divulgar a sua participação e levar mais ouvintes.

Aqui na ImageBuzz recomendamos muito aos nossos clientes de Podcast que as entrevistas sejam frequentes!

Informativo

O podcast informativo é um pouco mais similar ao formato tradicional de rádio, já que tem o objetivo de informar sobre assuntos, notícias e temas importantes que se relacionam à sua empresa.

A diferença é que em um podcast a linguagem não precisa ser tão séria e muito menos é preciso seguir a leitura de um texto complicado.

A função é repassar uma informação, cabe a empresa comunicar do seu jeito determinando a sua personalidade 😉

Painel

Similar ao formato de entrevista, o painel possibilita uma conversa dinâmica e fluida entre várias pessoas.

Porém, não é necessário que de fato exista uma entrevista, os convidados podem conversar com maior liberdade expondo seus pontos de vistas e gerando discussões. É um formato muito querido pelo público!

Individual

O formato individual é o mais simples enquanto produção, mas não menos importante, no qual uma única pessoa é responsável pelo conteúdo.

Vale lembrar que não é preciso determinar uma única pessoa da empresa para fazer parte/apresentar o podcast.

Que tal em um episódio abrir espaço para que alguém da equipe de produção do produto fale sobre os detalhes da produção?

É uma ótima ideia para demonstrar domínio do assunto ao cliente!

Podcast em Goiânia é com a ImageBuzz

Produzir um podcast envolve várias etapas: do naming ao planejamento, da definição dos temas a criação dos roteiros, das gravações a edições e todos os demais processos exigem atenção e muita estratégia.

Sabemos que investir na sua empresa é importante e requer investimento, por isso mesmo a ImageBuzz é a sua melhor parceira para produzir Podcast em Goiânia: aproveitamos os recursos e possibilidades ao máximo para que a sua empresa domine o mercado e se torne referência.

Você nos dá o OK, nós fazemos todo o resto.

A ImageBuzz oferece um estúdio de gravação especializado em podcast e videocast com todos os equipamentos de última geração para que além de interessante e estratégico o seu podcast corporativo seja de qualidade.

Afinal, por aqui não brincamos em serviço.

Venha para a ImageBuzz e se torne referência no mercado com um podcast em Goiânia!