Como melhorar as vendas da minha empresa?

Como melhorar as vendas da minha empresa? – Como andam os lucros do seu empreendimento? Mesmo que estejam bem, temos certeza que, assim como nós, você já deve ter pensando, por várias vezes, na questão mais importante de todas no mundo dos negócios: “como melhorar as vendas da minha empresa?”.

Em tempos de crise, é necessário se reinventar. Entretanto, há passos básicos que podem ser seguidos e aprimorados a qualquer momento, e não somente em períodos de instabilidade. Confira algumas ideias a seguir.

Treine sua equipe

Como melhorar as vendas da minha empresa?

Manter o time afiado e motivado é uma das principais dicas quando o assunto é melhorar as vendas da empresa. Para isso, é importante investir em treinamentos, que podem ser internos, externos, com especialistas do mercado ou ministrados pela própria gestão do negócio.

Essas capacitações abrangem tanto temas técnicos, que ajudam a aperfeiçoar as metodologias de prospecção de clientes, abordagem e negociação, como outras habilidades — as chamadas soft skills.

E o que são soft skills? São características pessoais e comportamentais que interferem diretamente no desempenho profissional dos funcionários, isto é, dizem respeito à inteligência emocional, ao relacionamento interpessoal, ao trabalho em equipe, à motivação, à comunicação e à organização.

Felizmente, essas competências podem ser adquiridas e aprimoradas com treinamentos corretos. Por isso, invista neles! Lembre-se que, para evoluir, é preciso reconhecer oportunidades de avanço em cada colaborador e estimular uma contínua troca de conhecimentos.

Como melhorar as vendas da minha empresa?

Conheça seu público 

Antes de criar uma campanha para melhorar as vendas da sua empresa, conhecer quem é o seu público e quais são as demandas que ele tem é essencial para saber como construir um marketing que cause o impacto necessário, estimulando a compra. 

Mesmo que você tenha interesse em vender para todo mundo, é fundamental construir materiais que vão atrair as pessoas certas para os canais da sua empresa. Muito mais do que idade, gênero e classe social, entender o comportamento e os interesses dessas pessoas é indispensável para criar uma campanha que atraia os clientes certos.

Não desperdice dinheiro em campanhas ou anúncios muito amplos, sem segmentação de público, pois você pode atrair pessoas que nunca comprariam seu serviço ou produto.

Planeje

Comece o ano com os objetivos claros para toda a equipe. Faça a coleta das métricas do ano anterior e analise quais ações trouxeram retorno positivo. Olhe também para os meses de baixa performance, procurando compreender o que poderia ter sido diferente.

Com isso em mãos, será possível ter uma ideia dos investimentos necessários, desde ações de marketing até novas contratações. Planejar-se com antecedência garante mais tempo hábil para organizar os planos de ação, além de dar menos chances para o erro quando a prática começar.

Aproxime marketing e vendas

Não tem como melhorar as vendas da empresa sem se preocupar com o alinhamento entre o time de marketing e o time vendas. 

É fundamental ter objetivos bem definidos para alcançar esse alinhamento. Portanto, recomendamos que os planos do time de marketing sejam sempre orientandos pelo planejamento do time de vendas. 

Use a persuasão 

Persuasão é uma técnica bastante usada na área comercial, que consiste, basicamente, em convencer os clientes a fecharem negócio. Conheça algumas maneiras de usar a persuasão para melhorar as vendas da sua empresa:

  • Use as palavras certas: chame o cliente pelo nome e use o pronome pessoal de tratamento “você”, para demonstrar proximidade;
  • Saiba fazer perguntas: dê preferência a questões abertas. Aquelas que começam com “como?” e “por quê?” ajudam a obter informações valiosas para adaptar seu discurso;
  • Domine os gatilhos mentais: um gatilho mental é um estímulo que faz o nosso cérebro tomar uma decisão. Oferecer benefícios e demonstrar autoridade são alguns gatilhos que podem ajudar a vender mais. 

Personalize sua comunicação

Assim como o time de marketing precisa se esforçar para entregar conteúdos adequados aos interesses do público, os vendedores também precisam desenvolver uma abordagem personalizada aos clientes.

Essa personalização é crucial, pois irá fazer com que seu possível cliente se sinta especial e entenda que aquela comunicação foi pensada para ele. Para deixar de lado a abordagem genérica, uma dica é analisar as interações desse cliente em potencial com a empresa para descobrir por quais conteúdos ele realmente se interessa.

Os consumidores atuais têm mais informações do que nunca. Depois de pesquisar na internet, eles chegam mais preparados para a negociação. Por isso, os vendedores precisam conhecer bem os produtos e serviços que comercializam, para ir além do básico. 

Ao longo desse processo, é importante ganhar a confiança do cliente, escutando-o e demonstrando empatia pelas dificuldades que ele enfrenta. A ideia é oferecer uma experiência excelente ao consumidor, entendendo seus problemas e pensando na forma mais acertada de resolvê-los.

Criar e nutrir esse relacionamento com os clientes em potencial — e mantê-lo depois que eles se tornarem clientes de fato — é uma ótima maneira de melhorar as vendas da empresa e também de fidelizar a clientela mais tarde, obtendo, inclusive, outras vendas por indicação.

Facilite a compra 

A maioria dos consumidores, provavelmente, mudará de marca se achar o processo de compra muito difícil. Assim, seja em vendas físicas ou online, presencial ou à distância, é primordial tornar o processo de compra do cliente o mais simples possível.

Oferecer atendimento em múltiplos canais, por exemplo, é uma forma de reduzir a dificuldade de fechar negócio. O mercado está muito competitivo e qualquer vacilo pode mandar o cliente para o concorrente. 

Ofereça diferentes formas de pagamento

As condições e opções de pagamento, por vezes, são mais importantes para o cliente do que o preço em si. Se ele prefere pagar no boleto, mas você não o disponibiliza, qual a chance de ele bater na porta da concorrência? 

O mesmo vale para o cartão, tanto no crédito quanto no débito. Se você tem uma unidade física, precisa de uma maquininha. Se atua em uma loja virtual, precisará de uma solução digital.

Esteja preparado para o “não”

Nem tudo estará sob controle. Aceitar isso não apenas contribui para melhorar as vendas da empresa, como é bem mais saudável do que se cobrar excessivamente pelo “não” recebido.

As objeções e negações são naturais em uma negociação. A famosa frase “vou pensar” vai aparecer muitas vezes. Motivo para desânimo? Não! É um engano achar que todos que procuram sua empresa estão prontos para comprar. 

Muitos deles só desejam uma ajuda para identificar a própria necessidade. Estão curiosos, preocupados, em dúvida e em busca de informações. Então, aprenda a lidar com rejeições e jamais leve um “não” para o lado pessoal.

Seja paciente

Por fim, saiba que ter sucesso nas vendas não significa faturar alto em um determinado mês. Esse é um trabalho de longo prazo, que visa o crescimento sustentável do empreendimento.

Mês a mês, você deve conquistar clientes e se tornar parceiro deles. Dessa forma, sempre que uma necessidade surgir, será da sua empresa que vão lembrar.